O que você faria para mudar o mundo?

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O impacto dos gestores narcisistas nas organizações



"O Narcisismo Destrutivo (ND) é um problema comum e significativo nas organizações. A aparente autoconfiança, a ambição por poder e a falta de compaixão levam os gestores com personalidade narcisista destrutiva – gestores ND – a alcançar, facilmente, posições de poder. Ao mesmo tempo, sua desvalorização dos outros, o foco exclusivo naquilo que é melhor para eles próprios e as dificuldades em trabalhar com os outros podem prejudicar a performance e a moral da organização, e ainda afastar os funcionários mais talentosos. Muitas grandes organizações possuem um suficiente número de gestores ND a ponto de apresentar um significativo e custoso problema."


Normalmente o profissional narcisista é muito competitivo e propenso a explorar as pessoas para sobressair-se. Pode ser valioso nas empresas, desde que não cometa excessos. Normalmente tem empatia pois só pensa em si mesmo. Existem dois tipos de narcisismo o saudável e o destrutivo. 

O saudável é onde a pessoa tem um narcisismo aparente(digo aparente pois todos nós temos um lado narcisista), porém esse senso de aparecer como "o mais qualificado, o melhor ou o top" se considerado o grupo de trabalho não apenas o eu, faz com que o grupo cresça para aparecer como o melhor. 

Já o lado destrutivo tem como características determinantes dos narcisistas destrutivos são grandiosidade (sentimento grandioso de sua própria importância, arrogância, preocupação com o poder e a riqueza, busca excessiva pela admiração), sentimento de ter direito a tudo, podendo para isso explorar os outros, a falta de preocupação e menosprezo pelo próximo, e que em si não leva a um real crescimento.

Para mais informações clique aqui e continue lendo sobre o artigo e o tema!

3 comentários:

  1. Em geral, como dito, todo mundo tem dentro de si um pouco de narcisismo, pois se não, não haveria o proprio cuidado pessoal porque nos cuidando estamos querendo nos aparentar melhor, nos tornas mais belos, estamo sendo narcisistas.
    No mundo, acho que posso comentar que por trás de tudo, além de estar a engenharia está também o narcisimo, desde a área das propagandas em si, dos profissionais narcisitas (como o artigo assim explica melhor), quanto pesquisas para aprimoramento do produto/serviço, pois todos estão sempre querendo crescer. Inclusive posso dizer que a busca pela excelência, que é a busca pela melhoria continua e aprimorada, é movida pelo narcisismo.
    Em relação as empresas, além do modo macro que citei (propagandas, pesquisa..), há o modo micro onde se avalia o funcionário em si. O modo como ele quer crescer e busca ele crescimento vai definir o grau de narcisismo que ele tem, sendo algo construtivo ou destrutivo.
    Então, o caso do narcisismo é algo a se avaliar como tendo sendo algo positivo e ao mesmo tempo negativo, dependendo de como é o grau de sua aparência.

    ResponderExcluir
  2. Esse perfil narcisista influencia até mesmo no resultado das empresas, já que essas refletem o comportamento de seu principal executivo.
    Segundo a pesquisa citada abaixo há dois perfis narcisista:
    Os produtivos que são os que costumam ser mais rápidos para tomar suas decisões, buscar visibilidade, abraçar metas. Já os improdutivos são os que gostam de ter o ego elevado, o que prejudica o despontar de novos talentos e dificulta, também, a formação de novos líderes.
    Confira aqui ---> http://goo.gl/tTRPI <---

    ResponderExcluir
  3. Em todas empresas sempre tem uns funcionarios que sao narcisistas , ou seja , que sempre querem ser os melhores e ter as coisas melhores . As vezes até acabam prejudicando outras pessoas pra se dar bem . por isso que é bom sempre ficar esperto com isso !
    postado por wagner irineu filho

    ResponderExcluir