O que você faria para mudar o mundo?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Engenheiro cria roupas que armazenam bagagem em aeroportos


As roupas são uma maneira para economizar durante a viagem





Na hora de viajar, todo mundo procura passagens baratas. No entanto, as companhias limitam as bagagens e cobram taxas se o passageiro exceder o peso das malas. Por isso, o engenheiro John Power desenvolveu roupas para facilitar a vida e o bolso dos viajantes. As informações são do Daily Mail.

Para mais informações sobre essa notícia acesse a fonte clicando aqui :)

Postado por David e Roberta

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano



Linha de produção Mercedes-benz - praticamente robotizada

 
Há muito tempo vem se discutindo, no meio educacional, as abordagens de aprendizagem e desenvolvimento humano visando definir qual, dentre tantas, deve fundamentar a prática pedagógica. A abordagem histórico-cultural, concebida inicialmente pelos psicólogos russos Vigotski, Leontiev e Luria, segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina (PC-SC) é a que apresenta os elementos fundamentais e que melhor orientam o processo de apropriação do conhecimento, por isso foi definida como a teoria orientadora da prática pedagógica nas escolas da rede estadual de educação. Isto porque enfatiza a importância do contexto sócio-cultural do educando no processo de desenvolvimento humano ao mesmo tempo em que proporciona a confrontação dos conhecimentos cotidianos com os conhecimentos científicos e filosóficos tecendo os fundamentos da aprendizagem e evidenciando como esta, se adequadamente organizada, pode resultar em desenvolvimento.

Na abordagem indicada entende-se que na escola há um contexto privilegiado para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Partindo-se então do pressuposto de que a escola é também composta de recursos humanos e que estes são, em sua maioria, os professores, surgiu o tema desta pesquisa que procurou responder ao seguinte problema: as concepções de aprendizagem e de desenvolvimento humano dos professores são compatíveis com os pressupostos da concepção histórico-cultural?

Veja a resposta dessa e muitas outras perguntas sobre o assunto aqui.
 
 
Postado por Kaique Lima e Ariana Bellaguarda.






 

A Globalização e a Condição Humana - Desenvolvimento Humano




"O processo de globalização atingiu os recantos mais remotos do globo, mas os seus efeitos têm repercussões desiguais. Enquanto os países desenvolvidos vêem o resto do globo como uma oportunidade para obtenção de matéria-prima, mão-de-obra barata e mercados para o escoamento dos seus produtos, os países em desenvolvimento sofrem com o desgaste do Estado, desarticulação da economia, fim das médias e pequenas empresas e, sobretudo, a submissão aos três motores da globalização: Privatização, liberação e democratização. 
As consequências sociais têm sido devastadoras, mas os programas continuam a ser implementados com algumas alterações. A situação tende a piorar porque os países desenvolvidos não estão dispostos a abrir os cordões da bolsa para ajudar os menos desenvolvidos, mas esses por sua vez têm tido pouca proactividade para ultrapassar a situação."


Para mais informações clique na imagem acima ou clique aqui e continue lendo e aqui abaixo também!! :D


O processo de Globalização é a forma como os países interagem e aproximam pessoas, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, e geram uma expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes. Ela afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferentes intensidades, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta, e a Engenharia que em si é quem produz conhecimentos tecnológicos capazes de promover a própria globalização.

O grande problema da globalização é que, como o próprio artigo aponta, ela vem junto com o capitalismo, e o capitalismo visa sempre o lucro e mais matéria-prima não se importando em respeitar as estruturas das regiões por onde passa, desrespeitando muitas vezes culturas, politicas, valores, desrespeitando em si a população e os sujeitando a aceitarem sub-empregos pois sob a influencia dos grandes meios de comunicação em massa (grandes midias como TV e Internet atualmente) os influenciam e tornam como o objetivo de vida o dinheiro.

Se por um lado a globalização é ruim, ela tem também um lado bom, pois para que haja essa integração mundial de toda a população deve-se haver um desenvolvimento e investimento em novas tecnologias, e em empregos e investimento tem desenvolvimento humano (capacitação pessoal) para que possam criar essas novas tecnologias. O triste é que esse desenvolvimento criado a partir desse investimento não é igual, o que faz haverem sempre paises dominantes (possuidores de tecnologia e desenvolvimento), e os paises dominados (que estão em desenvolvimento e que buscam serem possuidores de tecnologia e desenvolvimento), e estes últimos, além de não ter todo o desenvolvimento técnologico existente, acabam não se desenvolvendo humano e socialmente, pois como dito, havendo essa visão do lucro, do dinheiro criada pelo capitalismo e pela própria globalização, perdem valores que visão a interação maior com o outro, com o próximo, que visão ajudar o outro, ajudar o mundo em si, mesmo que as ações para isso os façam não lucrar tanto.

Como visto, relacionando a globalização com o desenvolvimento humano e social, há seus lados positivos como também há os negativos. Basta cada um ter a consciencia disso e buscar sempre visar mais o lado humano/social do que o lado capital, que o mundo em si se desenvolverá bem mais, e o melhor, como um todo.

Estudantes de engenharia têm até o dia 31 para se inscrever no “Prêmio Futuro Sustentável” da Continental Pneus




Estudantes de Engenharia matriculados este ano em qualquer entidade de ensino superior no território nacional têm até o próximo dia 31 para se inscrever na primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável” promovido pela Continental Pneus. Os vencedores ganharão um estágio de duas semanas, com todas as despesas pagas, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental AG em Hannover, na Alemanha. 

O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que possam contribuir para o uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis. Desde 1999, quando teve início a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes instalados no Brasil, cerca de 2 milhões de toneladas* foram recolhidas e destinadas adequadamente segundo dados da Reciclanip.

Podem participar, sob a orientação de um professor, grupos formados por até quatro estudantes que devem preencher uma ficha de inscrição e enviá-la acompanhada por um artigo de máximo 25 páginas contendo a proposta do projeto.



Para mais informações clique na imagem acima ou clique aqui :)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O impacto dos gestores narcisistas nas organizações



"O Narcisismo Destrutivo (ND) é um problema comum e significativo nas organizações. A aparente autoconfiança, a ambição por poder e a falta de compaixão levam os gestores com personalidade narcisista destrutiva – gestores ND – a alcançar, facilmente, posições de poder. Ao mesmo tempo, sua desvalorização dos outros, o foco exclusivo naquilo que é melhor para eles próprios e as dificuldades em trabalhar com os outros podem prejudicar a performance e a moral da organização, e ainda afastar os funcionários mais talentosos. Muitas grandes organizações possuem um suficiente número de gestores ND a ponto de apresentar um significativo e custoso problema."


Normalmente o profissional narcisista é muito competitivo e propenso a explorar as pessoas para sobressair-se. Pode ser valioso nas empresas, desde que não cometa excessos. Normalmente tem empatia pois só pensa em si mesmo. Existem dois tipos de narcisismo o saudável e o destrutivo. 

O saudável é onde a pessoa tem um narcisismo aparente(digo aparente pois todos nós temos um lado narcisista), porém esse senso de aparecer como "o mais qualificado, o melhor ou o top" se considerado o grupo de trabalho não apenas o eu, faz com que o grupo cresça para aparecer como o melhor. 

Já o lado destrutivo tem como características determinantes dos narcisistas destrutivos são grandiosidade (sentimento grandioso de sua própria importância, arrogância, preocupação com o poder e a riqueza, busca excessiva pela admiração), sentimento de ter direito a tudo, podendo para isso explorar os outros, a falta de preocupação e menosprezo pelo próximo, e que em si não leva a um real crescimento.

Para mais informações clique aqui e continue lendo sobre o artigo e o tema!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Miss Brasil cursa engenharia de alimentos e fala alemão

Conheça o perfil de Gabriela Markus, eleita a brasileira mais bonita no concurso realizado nesse sábado (29)



A gaúcha Gabriela Markus , de 26 anos, derrotou as outras 26 candidatas e levou nesse sábado (29) o título de Miss Brasil 2012 no concurso transmitido pela Band .

A mulher mais bonita do País, que tem 1,80m de altura e pesa 59kg, é estudante de engenharia de alimentos e é fã da banda irlandesa U2.
O site da Band publicou um perfil completo sobre a miss. Conheça mais sobre Gabriela Markus clicando aqui.

Fonte: http://gente.ig.com.br/2012-10-01/miss-brasil-cursa-engenharia-de-alimentos-e-fala-alemao.html

Compartilhado por Kaique Lima e Ariana Bellaguarda via Samsung Galaxy Note