"O processo de globalização atingiu os recantos mais remotos do globo, mas os seus efeitos têm repercussões desiguais. Enquanto os países desenvolvidos vêem o resto do globo como uma oportunidade para obtenção de matéria-prima, mão-de-obra barata e mercados para o escoamento dos seus produtos, os países em desenvolvimento sofrem com o desgaste do Estado, desarticulação da economia, fim das médias e pequenas empresas e, sobretudo, a submissão aos três motores da globalização: Privatização, liberação e democratização.
As consequências sociais têm sido devastadoras, mas os programas continuam a ser implementados com algumas alterações. A situação tende a piorar porque os países desenvolvidos não estão dispostos a abrir os cordões da bolsa para ajudar os menos desenvolvidos, mas esses por sua vez têm tido pouca proactividade para ultrapassar a situação."
Para mais informações clique na imagem acima ou
clique aqui e continue lendo e aqui abaixo também!! :D
O processo de Globalização é a forma como os países interagem e aproximam pessoas, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, e geram uma expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes. Ela afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferentes intensidades, dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta, e a Engenharia que em si é quem produz conhecimentos tecnológicos capazes de promover a própria globalização.
O grande problema da globalização é que, como o próprio artigo aponta, ela vem junto com o capitalismo, e o capitalismo visa sempre o lucro e mais matéria-prima não se importando em respeitar as estruturas das regiões por onde passa, desrespeitando muitas vezes culturas, politicas, valores, desrespeitando em si a população e os sujeitando a aceitarem sub-empregos pois sob a influencia dos grandes meios de comunicação em massa (grandes midias como TV e Internet atualmente) os influenciam e tornam como o objetivo de vida o dinheiro.
Se por um lado a globalização é ruim, ela tem também um lado bom, pois para que haja essa integração mundial de toda a população deve-se haver um desenvolvimento e investimento em novas tecnologias, e em empregos e investimento tem desenvolvimento humano (capacitação pessoal) para que possam criar essas novas tecnologias. O triste é que esse desenvolvimento criado a partir desse investimento não é igual, o que faz haverem sempre paises dominantes (possuidores de tecnologia e desenvolvimento), e os paises dominados (que estão em desenvolvimento e que buscam serem possuidores de tecnologia e desenvolvimento), e estes últimos, além de não ter todo o desenvolvimento técnologico existente, acabam não se desenvolvendo humano e socialmente, pois como dito, havendo essa visão do lucro, do dinheiro criada pelo capitalismo e pela própria globalização, perdem valores que visão a interação maior com o outro, com o próximo, que visão ajudar o outro, ajudar o mundo em si, mesmo que as ações para isso os façam não lucrar tanto.
Como visto, relacionando a globalização com o desenvolvimento humano e social, há seus lados positivos como também há os negativos. Basta cada um ter a consciencia disso e buscar sempre visar mais o lado humano/social do que o lado capital, que o mundo em si se desenvolverá bem mais, e o melhor, como um todo.